quinta-feira, 2 de julho de 2009

Onde tudo começou

Para iniciar a historia desse blog vou fazer uma rápida apresentação do que pretendo com o mesmo.
O principal intuito é tentar ajudar a manter vivo o antigomobilismo e o automobilismo no estado do Rio de janeiro, que por descaso de governantes com a causa e a falta de espaço tanto físico quanto na mídia para seus eventos, vêm tornando cada dia mais difícil manter vivas duas atividades de tamanha importância para a história do nosso estado e do mundo.
Postarei aqui a trajetórias de alguns carros antigos, eventos, clubes, corridas do passado e do presente e alguns problemas enfrentados para manter estes hobbies.

Contarei aqui um pouco de história do automóvel no RJ.
Em Agosto de 1890, quase 100 anos após Santos Dumont trazer o primeiro automóvel com motor a combustão para o Brasil, chega a Cidade do Rio de Janeiro o Primeiro automóvel com motor a explosão do Estado.
O automóvel em questão era um “Decauville”, possuía um motor a gasolina de 2 cilindros, de propriedade de Fernando Guerra Duval, que na falta da gasolina abastecia o veiculo com Benzina comprada em farmácias.
O carro era aberto sem capotas e por não ter escapamento fazia muito barulho, no lugar do volante a direção era feita em uma espécie de guidon de bicicleta e desde então os automóveis passaram a se multiplicar por todo o Rio até os dias de hoje.

("Decauville" pertencente ao museu da ULBRA)

O automobilismo também tem fatos bem marcantes na história do Estado e do mundo. Cerca de 30 anos após a chegada do Primeiro carro a combustão, apresentamos o primeiro circuito oficial que se tem notícia no Brasil. Aconteceu na cidade do Rio de Janeiro o Circuito da Gávea. Posteriormente em torno de 1930 à 1940 essa prática se fortaleceu no país com a vinda de montadoras como a Ford e GM . Criando assim provas diferentes e espalhando-as em todo território carioca, como as provas de subida de montanha em Petrópolis que já atraia pilotos estrangeiros.
Em 1933 na temporada oficial de turismo com o apoio do então presidente Getúlio Vargas, o Automóvel Club do Brasil promoveu o circuito Niemeyer - Gávea, com o título "1º Prêmio Cidade do Rio de Janeiro”.
Resolvendo pleitear o direito de sediar uma prova que integrasse o calendário oficial da Federação Internacional do Automóvel, o pedido foi aceito e surgiu aí o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro. O local escolhido foi o Circuito da Gávea, um traçado de rua com mais de 11 quilômetros que contornava o Morro Dois Irmãos iniciando assim o Brasil no cenário do automobilismo mundial.
Em 1954, para não perder seu status de pioneira no automobilismo nacional, já que o autódromo de Interlagos havia ficado pronto e transferindo grandes competições para o mesmo, a cidade do Rio buscou uma alternativa, que foi fazer um circuito que permitisse a continuação de corridas internacionais a quais eram quase uma prioridade. E assim nasceu o Circuito da Barra.
A inauguração oficial do novo circuito carioca aconteceu em 1957, com o Grande Premio Cidade do Rio de Janeiro. As corridas no circuito da Barra, bem como no da Ilha do Fundão e em Petrópolis sobreviveram até o final dos anos 60.

(Reprodução de como era o circuito da gávea ,publicado pelo jornal O GLOBO)


(Imagem da Av. Niemeyer em 1938 durante uma corrida no circuito da gávea)


Já em 1978 foi inaugurado então o Autódromo de Jacarepaguá que sediou provas como a F1 de 1978 a 1989 sendo palco para corridas históricas (que abordarei em outras postagens), até ser condenado à demolição nos dias de Hoje.

(Autódromo de Jacarepaguá durante as obras do PAM 2007)

Espero que tenham gostado. Obrigado pela visita.





7 comentários:

Auto Motivo Blog disse...

Tá legal o blog!
Dá uma passada la no meu... Também estou começando agora.


Abraços

Sergio Villarim disse...

Muito bom!! Só que o ano da chegada do primeiro automóvel não seria 1890?

Blogue do Baxim disse...

Opa Rodrigo, está muito bom o blog!
Adoro ver essas fotos de época que envolvem carros antigos e corridas!
E muito bom esse seu texto sobre o início das competições no Rio! Abs!!

GP Oficina Mecânica disse...

Muito legal... e muito bom o conteúdo tambem...

mais um blog pra colocar na lista...

Abraços
Carlos Eduardo Szépkúthy

Unknown disse...

Ótimo blog,parabéns e seja benvindo.

Quanto a Jacarepaguá é uma vergonha o que fizeram.


abs

Márcio A. Sonnewend - Automóvel Antigo disse...

Lino seu Blog é muito interessante!! Parabéns!!

Mauricio disse...

Boa noite Lino!

Sempre que vejo algum blog sob carros antigos, sempre me faço a mesma pergunta. Qual seria o método de transporte mais viável para fazer o transporte do carro para uma outra cidade? Você contrata algum tipo de serviço de reboque especifico?